31 de março de 2010

Será que isto serve para desistir do contrato?

Alemães investigam submarinos portugueses
O negócio da compra dos submarinos para Portugal sempre indiciou que haveriam grandes contrapartidas para os envolvidos e que muita gente terá lucrado muitos milhões com esta aquisição.
Os alemães são conhecidos pela sua luta, fria e dura, contra a corrupção. Deixem a investigação chegar ao fim e depois julguem-se os culpados, sejam eles quem forem.
FM

30 de março de 2010

O sonho de um Homem realiza-se

Aquashow de Quarteira vai ter hotel
Um parque abandonado, uma discoteca abandonada, um sem número de dívidas, a falta de apoios das autoridades locais e nacionais, a falta de legislação e de apoio ao seu investimento, etc, foram factores que prenunciavam o fracasso. Hoje, anos depois, muitas lutas depois, o parque de diversões aquáticas é um sucesso e uma certeza. As inovações que foram sendo introduzidas grangearam a este parque uma reputação além fronteiras e é hoje um verdadeiro chamariz de estrangeiros ao nosso país (principalmente espanhóis).
Quem olha para o Celestino nunca dirá que ele é o grande mentor por detrás de todo projecto. Mas quem o conhece sabe que o sonho que este homem teve e para o qual tem lutado tanto é a sua cara e mais esta vitória é muito merecida.

O Hotel será a próxima etapa de um projecto que não vai parar por aqui, vai criar mais riqueza, mais emprego, mais qualidade de vida a esta região.
Parabéns Celestino e equipa. Visitem o AquaShow.
FM

Manifesto por uma Nova Política Energética em Portugal

O documento, intitulado "Manifesto por uma Nova Política Energética em Portugal", vai ser tornado público a 7 de Abril, na Associação Comercial de Lisboa, e classifica de "aberração económica" os preços subsidiados pagos aos produtores de renováveis .

E é assinado por nomes bem conhecidos como Mira Amaral, Alexandre Relvas, António Borges, Augusto Barroso, Demétrio Alves, Fernando Santo, Francisco Van Zeller, Henrique Neto, João Duque, João Salgueiro, Luís Campos e Cunha, Valente de Oliveira, Avelino de Jesus, Miguel Cadilhe, Miguel Horta e Costa, Pedro Ferraz da Costa e Pedro Sampaio Nunes.

O meu conhecimento nesta matéria é apenas o de um cidadão comum que procura estar informado, que desconfia do que lê e que depois formula opiniões que apenas o responsabilizam a si próprio.
Parece-me que é unânime no mundo a aposta nas energias renováveis para assim poder lutar contra o aquecimento global e as restantes patranhas que nos enfiam pelos olhos a dentro com documentários, reportagens mais ou menos alarmistas. Parece-me que no nosso país a escolha sobre a energia eólica, solar e aposta na construção de novas barragens é a que melhor nos serve a médio/longo prazo. Se é a mais barata, desconheço, mas que se tornará a melhor tenho poucas dúvidas.

A não ser que esta seja a face visível do lobbie do NUCLEAR! Se o senhor Patrick Monteiro de Barros lá estiver o resto das minhas dúvidas desparecem e este é apenas o Manifesto que pretende reiniciar a discussão.
FM

Quanto custa a visão de um homem?


"De duas maneiras cega a fortuna, porque cega como luz e cega como fouce; com uma mão abraça e com outra corta; com a que abraça introduz a cegueira e com a que corta mostra o desengano."

Leia aqui a notícia das indemnizações.

28 de março de 2010

Projecto Charme


Realiza-se no próximo dia 15 de Abril, pelas 18h00, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, Edifício Engº Duarte Pacheco, uma sessão de esclarecimento sobre o Projecto CHARME Loulé, promovida pela Autarquia e Universidade do Algarve.

Esta iniciativa dirige-se a todos os proprietários de prédios urbanos situados na Zona Histórica de Loulé, na área delimitada em planta (anexo), que se queiram associar a este projecto, no sentido de ser criada uma bolsa de arrendamento.
Inscrições atraves do email: gab.comunicacao@cm-loule.pt

27 de março de 2010

Achei genial e não resisti em copiar o post....

Um estudo mostra que 43% de portugueses sofreram de perturbações mentais ao longo da vida. Uns sofrem de depressão, outros de mania das grandezas, outros do sindroma do mentiroso outros ainda atingiram o ponto de loucura de se verem como os heróis deste país. Infelizmente os cargos públicos estão cheios deles.

in wehavekaosinthegarden

Habemus Passus!




Pedro Passos Coelho é o novo líder do PSD.
Ao que parece ganha as directas com uma vantagem confortável e inequívoca.
Para onde caminha agora o PSD? Que "passos" vão ser dados para inverter o habitual clima de traição no PSD? Como reagirão os vários históricos e cavaquistas agora sovados na sua própria casa?
Paulo Rangel vai enfiar a viola no saco e ala para Bruxelas que se faz tarde.
Aguiar Branco colocará lugar de líder da bancada na Assembleia da República e passará para a muito disputada última fila da sua bancada.
E agora Pacheco? E agora Alberto João? E agora Manuela? E agora Cavaco? Quanto tempo conseguirá este líder lá estar? E o PEC, volta para trás ou era apenas fogo de artifício?
Passos afirma no seu discurso de vitória que "ficou provado que o PSD não está dividido, não está balcanizado e que não é um saco de gatos”, e que a sua missão é começar a “unir o PSD”. Vamos ver daqui a uns meses o que dirá.
FM

Será que Faro vai finalmente arrancar?


Expropriações da Variante Norte de Faro estão na fase final.
Câmara de Faro diz que construção de Dolce Vita no Vale da Amoreira está afastada.
Polis: Requalificação do Parque Ribeirinho de Faro arranca entre Outubro e Dezembro.

Será que o rumo mudou finalmente em Faro? Será que as promessas de outrora vão finalmente ser realizadas? Nota-se um esforço de aproximação à população farense, um esforço de uma certa dinamização do comércio da Baixa e uma vontade de não adiar mais os problemas, mesmo que não haja muito dinheiro.
Continuaremos aqui para auditar as acções deste executivo, criticar sempre que achar necessário, mas também elogiar quando fôr justo.
FM

26 de março de 2010

E para os deputados não há PEC?

Primeiro foi o caso de Inês Medeiros (PS) que reclama pagamento das suas viagens semanais a Paris para ver a família. Agora veio a público o caso de Costa Neves (ex-líder do PSD/Açores e ex-ministro da Agricultura) recebe uma verba semanal, em ajudas de custo para deslocações, próxima dos mil euros. Em ambos os casos são eleitos por um determinado círculo (Lisboa e Santarém) e têm residência num outro circulo.
Acumulam assim despesas de transporte com ajudas de custo ao trabalho político no seu círculo, em suma, uma VERGONHA.
Nesta altura em que todos devem fazer um esforço, os deputados da nação devem liderar este esforço e dar o exemplo. Quem não o quiser fazer por achar injusto que ceda o seu lugar ao próximo na lista. Interessados não faltarão.
FM

Faro cada vez mais perto do mundo


Criar 1.700 empregos e aumentar o tráfego aéreo para 1.7 milhões de passageiros é o objectivo da companhia aérea Ryanair com a inauguração da nova base da companhia em Faro, realizada esta quinta-feira.

Vão passar a operar no aeroporto de Faro sete aviões. Em dia de estreias, a empresa anunciou ainda a disponibilização de 1 milhão de viagens a 7 euros entre o final de Abril e Maio, para as reservas efectuadas até à meia-noite da próxima segunda-feira.
São 31 as rotas disponíveis para viajar a partir de Faro. Entre os destinos, estão Edimburgo, Maastricht, Birmingham, Eindhoven, Madrid, Frankfurt-Hahn, Marselha, Glasgow, Munique, Paris e Porto.
FM

25 de março de 2010

Portas apoia Cavaco


"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a ela conduz, e muitos são os que por ela entram. - Quão pequena é a porta da vida! Quão apertado o caminho que a ela conduz! e quão poucos a encontram." (Mateus, 7, 13 e 14.)

FM

Quem não chora não mama!


O FC Porto recorreu para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol dos castigos de Hulk e Sapunaru. O resultado deste recurso foi a drástica redução de penas de ambos os jogadores deixando agora um grave problema à Liga: Quem vai pagar os prejuízos económicos causados ao FCP? Desportivamente nem se fala, mas estes são impossíveis de quantificar, e agora? Pelo que sabemos o primeiro rato já abandonou o navio (Hermínio Loureiro), e o resto da ninhada, para onde vai?
Curiosamente o Benfica já veio lamentar a decisão de renúncia do Presidente da Liga.
Futebolisticamente falando não há dúvidas quem é mais forte neste momento, mas teria sido assim se não tivesse havido uma adulteração da verdade desportiva? Muita água ainda correrá debaixo desta ponte.
FM

24 de março de 2010

Ética, mas não para todos


Bloco prescinde de audição a Fernando Lima.

Será que a coligação Bloco/PSD/CDS negociou a criação da Comissão de Inquérito em troca com o silêncio das vozes anti-Cavaco?
Se não foi disfarçam muito mal!
FM

23 de março de 2010

A Assembleia e as comi(ch)ões da oposição





Entristeceu-me ver uma sala parlamentar quase vazia, desnudada de deputados que outrora se mostraram ávidos por explicações e que hoje poucas perguntas tinham para Nuno Santos, João Marcelino e Paulo Baldaia.
Parece que a Comissão de Ética já viveu melhores dias e que as explicações e constantes desmentidos de envolvimento dos vários intervenientes deste caso PT/TVI já não interessam aos senhores deputados.
Curiosamente na mais recente Comissão de Inquérito Parlamentar à actuação do governo no caso PT/TVI a estratégia parece ter sido alterada. Primeiro ouvimos os pesos leves e deixamos os pesos pesados para o fim (pode ser que assim o interesse dos media não morra tão depressa). Outra novidade é ainda o anúncio de um guião de perguntas que sirva para todas as personalidades que ali vão prestar declarações.
Apraz-me afirmar que, sendo os mesmos actores, o mesmo enredo, já vi este filme.
FM

O verdadeiro partido da laranja

Os deputados algarvios do PSD, Mendes Bota e Antonieta Guerreiro, verificaram que as laranjas utilizadas nos bares e restaurantes da Assembleia da República “não são das mais doces ou apaladadas” e que eram “importadas“.

Como forma de promover a laranja algarvia, considerada uma das melhores do mundo, os deputados propuseram a compra de laranjas do Algarve para o Parlamento.
Os dois deputados algarvios referem que enviaram aos “responsáveis das unidades de restauração e similares sedeadas no Palácio de São Bento“, um documento produzido pelo agricultor José Mendonça onde constam os benefícios da laranja para a saúde, variedades existentes e onde se informa como se pode encomendar, de um dia para o outro, aquela fruta.
O serviço funciona 24 horas por dia, via e-mail, directamente do produtor para o cliente, “o mais tardar no dia seguinte, sendo a mercadoria despachada por uma empresa transportadora“.
Afinal já sabemos a razão pela qual estes deputados abandonaram a sala da Assembleia aquando da votação do Orçamento, foram beber um sumo natural de laranja. Bota & Guerreiro ao serviço do Algarve, sempre. Os mais sinceros parabéns srs. deputados.
FM

A impunidade da Igreja e dos seus padres


O primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, manifestou hoje solidariedade para com o papa Bento XVI face aos escândalos de abuso sexual de menores por padres católicos, designadamente na Irlanda, que motivaram uma carta pastoral divulgada sábado.
"Em nome do governo italiano, quero manifestar a Bento XVI todo o afecto, proximidade e solidariedade", afirma o chefe do governo italiano

Não sei se Bento XVI agradeceu este apoio ou se o censurou, pois vindo de onde vem deixa-me sérias dúvidas.
A reflectir neste caso de padrofilia como alguns lhe chamam, o reconhecimento e arrependimento parece muito pouco como castigo para os intervenientes directos. A expulsão da Igreja e a consequente entrega às autoridades seria o mínimo desejável para repor alguma paz de espírito aos ofendidos.
A Igreja e a sua visão quadrada sobre o mundo são a principal causa do afastamento dos seus fiéis. Os valores são óptimos mas os meios para os impor devem ser considerados arcaicos e ultrapassados. Que confiança sentem os pais em deixar os seus filhos nas catequeses? Que vontade sentem em que estes senhores padres incutam valores nos seus filhos? Que credibilidade nos mostram as autoridades máximas da Igreja quando encobrem em vez de expor os culpados?
A impunidade que séculos de história lhe atribuíram está a matar, não as crianças abusadas, mas sim a Verdade que pretendem transmitir.
FM

21 de março de 2010

Voluntárias à força


Um pouco por todo o país a limpeza de Portugal ocorreu com grande sucesso. Foram apanhadas mais de 70 toneladas de lixo. Deixámos sem dúvida um país mais limpo.
Em Faro entre os voluntários esteve o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, que foi dos primeiros a ir para o terreno, ainda os coordenadores indicavam aos participantes onde iriam fazer a recolha de lixo.

"É uma ação de grande mérito, colocar milhares de pessoas a colaborar de forma voluntária na limpeza das matas e das zonas envolventes das cidades. É uma iniciativa que vem de grupos espontâneos da população, tendo por base uma ideia muito boa, desenvolvida na Estónia", afirmou o autarca.
Diz quem viu que as senhoras finas da Câmara foram "convidadas" a participar para assim darem o exemplo, diz ainda quem viu que as senhoras "bufavam" por todos os lados. Este Presidente começa a agradar-me...
FM

Benfica leva a "Caneca"


Esta noite o Benfica deu uma lição de futebol no FC Porto e ganhou a Taça da Liga.
Dentro do campo restaram muito poucas dúvidas sobre quem será também o campeão de Portugal este ano. O Benfica merece o estado de graça que atravessa enquanto que o Porto deverá procurar, já, uma solução para a próxima época.
A lamentar a boçalidade dos adeptos das claques que mais uma vez envergonham os verdadeiros desportistas e que me deram razão de não ter levado uma criança ao futebol. É triste mas verdade.

19 de março de 2010

Arq. Saraiva aderiu ao FaceBook de Rangel

"Paulo Rangel só não terá ganho aqui a liderança do PSD se o partido estiver distraído. Até porque, para lá disso, Rangel foi o claro vencedor do Congresso. Ele conseguiu inverter em Mafra a onda favorável a Passos Coelho. As suas intervenções foram claramente as melhores – não só quanto à substância mas também do ponto de vista emocional. O seu discurso de sábado à noite chegou a ser arrebatador: curto, estruturado, dito com alma, dirigido ao coração dos militantes e com ideias sintonizadas com a matriz do partido."

"Dir-se-á que a política não são só palavras – e que a oratória de Rangel não é tudo. Mas, se a política não são só palavras, a política também são palavras: para convencer os outros, para lhes dar esperança e para ganhar eleições. E, neste aspecto, Rangel apresentou-se como o mais bem apetrechado – usando um estilo pouco estereotipado e sendo senhor de um vocabulário mais rico e impactante. Mostrou ainda ser um político com coração – o que é meio caminho andado. O encerramento do seu discurso da noite, acenando ao PSD com a possibilidade de finalmente ter uma maioria, um Governo e um Presidente – que foi o sonho nunca concretizado de Sá Carneiro –, deu aos militantes uma esperança que há muito andava perdida.
Ainda sobre o Congresso, é de elementar justiça elogiar Santana Lopes pela iniciativa e referir os discursos de Marcelo, Marques Mendes e mesmo Menezes, pelo seu conteúdo político. Quanto à tão falada ‘lei da rolha’, não merece comentário: torna-se óbvio que em período eleitoral um militante não pode andar a dizer mal do seu partido ou do seu líder."

Depois destas declarações do Arquitecto  Saraiva começamos a perceber quem serve e ao serviço de quem está. Se dúvidas existissem quanto à parcialidade das análises e opiniões deste senhor agora estão completamente dissipadas. O homem assumiu claramente a sua posição e dela podemos extrair uma conclusão: é um vendido.
FM

Prendas sim ou prendas não?


O jornal “Sol” é todas as quintas feiras foco para um post deste blogue. Começa a tornar-se um hábito. Bom ou mau, quem passa por aqui assim o decidirá.

Desta vez é a lista de prendas que, alegadamente, terão sido entregues às pessoas referidas na mesma lista. Duas questões se levantam, esta lista foi truncada pelo “Sol” escolhendo os nomes a dedo? Existem provas concretas que confirmem a entrega desta prendas não correndo o risco de o “Sol” ser desmentido durante a semana? Eu não sei, mas desconfio.

Por outro lado devemos nós reflectir sobre o fenómeno da corrupção e se estas prendas assim podem ser consideradas. O meio empresarial é concorrencial, competitivo e complexo, aos gestores de todas as empresas cabe a função de conseguir resultados e vantagens para a sua sociedade. Os métodos e meios que cada empresário utiliza é que criam ou não corrupção.
Qual a empresa que não presenteia os seus parceiros de negócios? Qual a empresa que não cria “escalões” de presentes para as diferentes hierarquias dos seus parceiros? Sejam públicos ou privados. A intenção é corromper? Ganhar benefícios? Não me parece. A realidade que conheço mostra-me que estas prendas apenas pretendem manter as portas abertas para futuras colaborações, apenas pretendem favorecer e criar redes de contactos com um nível de relacionamento e confiança que superem as relações frívolas de um mero negócio ou projecto. Será corrupção? Na letra da lei será certamente mas nas várias letras com que escrevemos as páginas reais das nossas vidas serão apenas acções que visam reacções positivas.
A verdadeira corrupção é aquela que ultrapassa os limites da ética, aquela que pretende decisões que violem a lei em benefício de uma ou mais entidades. A verdadeira corrupção é quando se fazem favores para colher benefícios futuros, prejudicando aqueles que socialmente mais desfavorecidos não têm o mesmo poder de influenciar. A verdadeira corrupção é aquela que subverte os normais incentivos de mercado privilegiando mais os possíveis contactos que o empresário possa ter, do que a verdadeira qualidade do produto. Esta corrupção não se regista em listas, nem tem qualquer forma física ou visível. Esta corrupção vive normalmente dentro de malas cheias de dinheiro ou até mesmo em certos paraísos fiscais espalhados pelo mundo, esta corrupção deambula muitas vezes em redes de grande empregabilidade familiar.
O “Sol” apenas pretende misturar estes diferentes conceitos de corrupção e estigmatizar uma vez mais o Eng. Sócrates e o seu governo, classificando-o como corrupto. As sondagens parecem mostrar que os ataques começam a fazer ricochete e a atingir quem os faz.
FM

18 de março de 2010

Serão estes os futuros líderes de Portugal?



Red Bull Air Race era para levantar voo no Tejo, mas afinal irá aterrar no Douro .
“Estão criadas as condições entre Lisboa e Porto para que o campeonato se possa realizar alternadamente nas duas cidades”.

António Costa e Rui Rio mostraram, ao país e aos seus partidos, como se ultrapassam divergências e se efectuam acordos sem que hajam vencedores ou vencidos. Ao que ao PS diz respeito, António Costa funciona como reserva moral deste partido e está em primeiríssimo lugar na sucessão de José Sócrates. Rui Rio por seu lado parece estar à espera que os seus colegas de partido se degladiem, se degolem, se auto destruam, para depois emergir finalmente como figura inequívoca, forte e única.
Em ambos os casos estão a demonstrar capacidade de liderança, trabalho, inovação, independência do poder central. Para já, duas grandes alternativas de poder a considerar, assim os barões e tubarões os deixem chegar mais longe.
FM

16 de março de 2010

Faro sede das comemorações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas


O Presidente da República designou a cidade de Faro como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas deste ano e nomeou António Barreto como presidente da comissão organizadora.
Pela primeira vez, na nossa história política, tal conjunto de nobres cerimónias terão lugar na capital do Algarve. Durante os dias 9 e 10 de Junho próximo uma dezena de actos de Estado darão a Faro o cunho e a grandeza que o orgulho patriótico em todos suscita.

No mesmo dia deste anúncio ao país, Macário Correia pede aos farenses: "Quero lançar um desafio ao orgulho dos farenses e pedir-lhes para ter a cidade limpa, pintada e caiada".
Eu acrescentaria que quero ver uma bandeira em cada janela, uma barraquitas de cerveja no Jardim da Doca e um ecrã gigante para ver o discurso do Cavaco.
Acrescentaria ainda que todos aqueles que têm cães e que os levam a passear não o façam nos dias 9 e 10 de Junho, pois os dejectos dos mesmos podem dar uma imagem de merda da cidade. Lançaria ainda um edital que evitasse manifestações de professores, da função pública ou de qualquer outro sindicato, uma vez que podem transmitir a ideia de uma cidade descontente. Cortava ainda o trânsito para a Ilha de Faro, pois a possibilidade de colocação de bombas na ponte podem finalmente destruí-la e privar os farenses de um verão sem praia. Os voos a aterrar no aeroporto deverão apenas fazê-lo no sentido praia-Faro pois podem ser terroristas que pretendem atingir os depósitos do Cais Novo, verdadeiro ex-libris citadino.
Se tiverem mais sugestões podem deixá-las na caixa de comentários ou enviá-las directamente para a Câmara de Faro.
FM

15 de março de 2010

DOIS HOMENS, DOIS RUMOS, UMA VISÃO


O Presidente honorário do grupo Sonae foi convidado a visitar o Palácio de Belém para uma audiência com o Presidente honorário do PSD e do País.

Tópicos da reunião:
1 – Belmiro pede desculpa ao Presidente por lhe ter chamado ditador.
2 – O prof. Cavaco aceita e confidencia-lhe que nem sabia do insulto pois os seus assessores não lhe colocaram essa parte na intranet da Presidência.
3 – Cavaco assume que não sabe o que lhe perguntar, pois o último presidente não fez nenhuma acta de quando esteve reunido consigo.
4 – Cavaco resolve improvisar e pergunta ao Eng. Belmiro se ele sabe como sair da crise.
5 – O mordomo entra com umas cavacas e uns copinhos de chá para os presidentes.
6 – Cavaco mostra desinteresse nas soluções preconizadas pelo Eng. dos hipermercados e pergunta-lhe, em sentido figurado claro, se ele apoiaria uma recandidatura sua oferecendo lanches e sumos à comitiva por esse país fora.
7 – O Eng. Belmiro reconhece a complexidade da pergunta e promete responder-lhe depois de auscultar o conselho de administração da Sonae.
8 – Cavaco agradece e aproveita para encomendar dois pacotes de amêndoas de chocolate Ferbar conforme página 2 do folheto da Páscoa do Modelo.
9 – Despedem-se com um forte abraço e fazem juras de eterna amizade, pelo menos enquanto for útil.
FM

14 de março de 2010

Podem esfaquear-me desde que.... calados!


O Congresso social democrata aprovou hoje uma alteração estatutária proposta por Pedro Santana Lopes que determina a expulsão dos militantes que apoiem, sejam mandatários ou protagonizem candidaturas adversárias às apresentadas ou apoiadas pelo PSD.
A mesma proposta de Pedro Santana Lopes pune com a suspensão de membro do partido até dois anos ou com a expulsão os militantes que violem o dever de lealdade para com o programa, estatutos, diretrizes e regulamentos do PSD, especialmente se o fizerem nos 60 dias anteriores a eleições.

É curioso que aqueles que defendem a liberdade de expressão no país tenham agora aprovado uma lei da rolha para o seu próprio partido. É caso para se dizer "faz aquilo que eu te digo, não faças aquilo que eu faço". Mais, será que se o próximo líder do PSD for eleito Primeiro Ministro vai transpôr esta regra para todo o país? Seria algo como "a 60 dias de votações, aprovação de orçamentos, Pec e outros actos de igual importância o país está impedido de se manifestar contra sob pena de expulsão".
FM

12 de março de 2010

Sol dá à luz mais uma escuta



Todas as sextas feiras a primeira coisa que Portugal inteiro faz é consultar a primeira página do Sol para ver que escutas vêm na primeira página deste semanário. Imagino que o valor pago por estas escutas tenha sido elevado pois há várias semanas que são utilizadas como notícias principais de primeira página.
Hoje a chamada vai para a EDP e a possibilidade de interferência de um administrador, entretanto já demitido, ter interferido e intercedido para que aos seus correlegionários e amigos fossem adjudicados serviços na obra da nova sede da EDP. Não consegui foi perceber a relação desta notícia com Sócrates. Será que aqui não houve interferência? Será que não haveria intenção de controlar a electricidade que nos chega a casa? Será que António Mexia, CEO da EDP, se mudou do PSD para o PS e serve agora o pescador Sócrates?
Este é o perigo da divulgação das escutas, todas as conversas servem para lançar mais lama para a praça pública provocando novas investigações, ocupando mais recursos com "fait-divers" e menos com o que realmente interessa.
Ou transformamos os nossos desempregados em investigadores de uma nova força de serviços de escutas, convidando o sr. arquitecto para a dirigir  ou em pouco tempo deixa de haver investigações à séria em Portugal.
FM

Money for the boys


Ministro das Finanças classifica remunerações de presidentes de junta como “money for the boys” .

Pela primeira vez em 2009 o governo de maioria socialista não colocou em Orçamento uma verba para estas remunerações. Que eu tivesse conhecimento não houve Presidentes de Junta com ordenados em atraso, e muito menos tive conhecimento que houvesse falta de candidatos nas Autárquicas por falta de verba.
Como contrapartida ao aumento da despesa, os partidos recomendam “uma diminuição de valor equivalente” às verbas previstas para gastos com consultorias. Faroeomundo propõe a não inscrição dos 5 milhões em Orçamento e mesmo assim diminuir a verba respeitante às consultorias.
FM

11 de março de 2010

Se tens 7 milhões de euros e és de Faro......


do que estás à espera?
Numa altura de captação de investimento este está de saída. As instalações da Sumol na E.N. 125 em Faro estão á venda pela bonita quantia acima mencionada.
A zona fortemente ocupada pelos vendedores automóveis convida a novos investimentos nesta área mas outros negócios podem ser viáveis, excepto centros comerciais claro.
Ao Eng. Macário pedimos que a sua equipa se esforce na captação de investidores que beneficiem a nossa região, ou que pelo menos não coloquem entraves.
FM

Ninguém pára o Algarve...


Ikea anuncia finalmente a loja e centro comercial para o Algarve. A localização escolhida é no concelho de Loulé junto ao nó Loulé/Faro.
O Grupo HPP Saúde, da Caixa Geral de Depósitos, anunciou a construção de uma nova unidade de saúde no Algarve, no valor de 20 milhões de euros.

Dois investimentos potenciadores de fortes sinergias para os concelhos de Faro e Loulé, não devem ser mais adiados pelos argumentos retrógados do "salvem o pequeno comércio" ou mesmo daqueles que ainda sonham com as paisagens verdejantes e pedragosas daquela zona.
FM

Dormir sobre o assunto...



Contava ter apreciação sobre a entrevista ao nosso Presidente, Aníbal Cavaco Silva, mas vou confessar uma heresia. Vi os primeiros 5-10 minutos de aula que o sr. professor estava a dar sobre os poderes da Assembleia e da Presidência e só acordei quando o telemóvel tremeu dentro do meu bolso.
Conto com os vossos comentários para que saiba o que foi, bem ou mal, dito.
FM

10 de março de 2010

Dispam-se de preconceitos e aceitem o investimento


IKEA vai criar 10 mil postos de trabalho em Portugal


O grupo IKEA vai investir em Portugal 1,1 mil milhões de euros até 2015, duplicando o investimento que previam em 2008 e criando 10 mil postos de trabalho.

"Este investimento de 1,1 mil milhões de euros determina a vontade da IKEA em continuar e em reforçar o investimento em Portugal", disse o responsável pela expansão do grupo sueco IKEA em Portugal, António Machado, em entrevista exclusiva à Agência Lusa. ler o resto aqui

9 de março de 2010

"ALQAEDA" na Assembleia da República



Ao ouvir José Eduardo Moniz na comissão de ética (com letra pequena de propósito) lembrei-me de uma passagem do mais recente romance de José Rodrigues dos Santos, "Fúria Divina", em que ao serviço da Alqaeda alguém aguardaria durante o tempo que fosse necessário, sem levantar suspeitas, até que as cúpulas lhe dessem ordens para atacar.
O senhor terrorista esperou durante anos, engolindo os sapos que a administração lhe encomendava e agora de repente resolve, qual D.Sebastião, iniciar uma cruzada pela liberdade. Resta saber quem é que este senhor serve.
FM

8 de março de 2010

A nova Burguesia sempre gostou de Palácios


Os aderentes e amigos do Bloco estão convidados a ver o resultado de mais de um ano de obras de reabilitação no palacete da Rua da Palma. A inauguração é este domingo às 16h.


Entre empréstimo bancário à Caixa Geral de Depósitos (quem diria!!!), doacções, contribuições dos apoiantes e amigos e a quota respeitante à poupança nas gravatas,  o projecto de remodelação ficou em mais de 1 milhão de euros. Parece-me a mim, mas só a mim, que é ostentação a mais para quem pretende defender as minorias, os fracos, os oprimidos. Não é por mal, mas com este dinheiro teriam oportunidade de realizar projecto ambientalmente sustentável e reflectir na sua sede as suas opções políticas.
FM

PEC


Para Enganar o Contribuinte

Mais um plano que nos obriga a apertar o cinto, a fazer mais esforços, a controlar os gastos.
Adiar parte do TGV, novo escalão de IRS, contenção salarial mas sobretudo o mapa de privatizações interessará a muitos tubarões que por aí andam.
É pena não se terem lembrado de privatizar a RTP, de certo que acalmavam o universo da comunicação social.
Aguarda-se agora para ver as posições dos vários partidos na votação na Assembleia da República, até porque muito provavelmente para o ano quem deverá lutar pela aplicação deste plano não deverá ser o Sócrates.

“Quando Cavaco fala sentimos um mau hálito político”


Nuno Morais Sarmento afirma, em entrevista ao Diário Económico, que o Presidente da República é “um homem sério” mas que também será responsabilizado pelo “desgoverno”. ler entrevista aqui...

6 de março de 2010

Porque será?


Sindicatos recusam proposta do Governo de monitorização conjunta dos dados de adesão à greve.
O Governo vai propor aos sindicatos mecanismos de monitorização conjunta dos dados de adesão à greve, mas a medida não agrada às estruturas sindicais que acusam o Executivo de se estar a imiscuir na sua organização interna. mais aqui.

Hospital Particular do Algarve


Pela primeira vez, hoje, visitei o Hospital Particular do Algarve em Gambelas. Está de parabéns a administração pelo projecto executado, estão de parabéns as autoridades que aprovaram e permitiram que este hospital fosse realidade, está de parabéns a população do Algarve por ter mais uma unidade de saúde de altíssimo nível.
A inexperiência revelada por algumas das colaboradoras foi eficientemente compensada pela simpatia e disponibilidade da colega que veio logo em seu socorro.
FM

5 de março de 2010

Sticada na gaja


Na minha terra "sticada na gaja" foge ao universo guy onde tentaram enfiar o Sócras.
Correndo o risco de errar, quando escrevo apenas conheço a capa, era engraçado encontrar a explicação para a revelação de mais esta escuta. Será que havia um plano para controlar os transportes e temos que criar o processo "Carril Oculto"?
O que mais me irrita é que amanhã tenho que comprar o jornal, finalmente traz um filme infantil que me interessa.

Esclarecimento a quem por lá passa e não acreditava nas 4 faixas



Após ter aprovado recentemente o estudo prévio da Variante à EN 125-4 (entre a Circular de Loulé e Valados), a Câmara Municipal de Loulé vai agora desencadear o processo de Avaliação de Impacte Ambiental com base no Estudo de Impacte Ambiental.
Numa altura em que já estão em curso as obras referente à primeira fase da obra e que respeitam à requalificação desta via, nomeadamente nas zonas urbanas da Goncinha e Alfarrobeira, é assim dado mais um passo em frente para a concretização de um dos projectos estruturantes para a cidade, nomeadamente em termos da ligação rodoviária ao Parque das Cidades (Estádio Algarve e futuro Hospital Central do Algarve), ao Aeroporto e à cidade de Faro.
Tendo em conta que a EN 125-4 é atravessada por estes dois núcleos urbanos e em que a largura disponível entre fachadas e/ou logradouros não permite a implantação do perfil desejável, para resolver o problema tornou-se necessária a construção de duas variantes: uma a nascente da Goncinha (uma vez que a ocupação edificada torna extremamente difícil a sua implantação a poente), e a outra, a poente da Alfarrobeira (uma vez que a orografia não permite a sua implantação do lado nascente).
O traçado inicia-se no troço sul da Circular de Loulé, cerca de 500m a nascente da EN 125-4. Nesse local está prevista uma nova rotunda, através da qual se fará a articulação entre a Circular de Loulé e a Variante à EN 125-4.
Nos primeiros 1,3km desenvolve-se a nascente da Goncinha. Aí, já na EN 125-4, será criada uma segunda rotunda para assegurar o acesso à Goncinha. Durante cerca de 600m a via sobrepõe-se à EN 125-4, consistindo no alargamento desta estrada, até à extremidade norte da Alfarrobeira, onde será instalada a terceira rotunda.
Em seguida, o traçado contorna a Alfarrobeira por poente, atravessando uma área com ocupação edificada dispersa. Aos 3,3km insere-se de novo na EN125-4 junto ao actual entroncamento com a estrada para Stª Bárbara de Nexe, onde será instalada a quarta rotunda.
Durante cerca de 400 m sobrepõe-se de novo à EN125-4, correspondendo ao alargamento desta estrada e aí será instalada uma quinta rotunda para articulação com a antiga EN 125-4, com o acesso ao Matadouro Regional, com o acesso à estrada de Stª Bárbara e com o trecho já remodelado da EN 125-4 em direcção à Via do Infante e a Faro.
Finalmente, os últimos 300 m do traçado correspondem ao ajustamento que é necessário efectuar entre a quinta rotunda e o ponto onde a EN 125-4 já tem um perfil com quatro faixas. A extensão total do traçado ascende a 3,5 km.
O custo estimado da obra ascende a 4.500.000,00€.
FM - Comunicado da Câmara Municipal de Loulé

4 de março de 2010

Madame Botox


Que bonito! À chegada o marido dá-lhe um amoroso beijo (em frente dos fotógrafos e câmaras de TV) seguido de um "boa sorte querida, arrasa com eles que vou estar a ver-te na televisão".
A ex-cançonetista, ex-deputada, ex-jornalista, ex-pivot, ex-mulher, brilhou assim que a sentaram com as câmaras à frente.
"Se veio de Espanha então foi o Sócrates", "se não é grão então é feijão", foram duas das bacoradas mas a que mais gostei foi "até ao rei de Espanha telefonou a pedir para pressionar a Prisa a acabar com o Jornal de Sexta".
Lololololololololollololoololololololol
Uma palhaçada que ajudou ainda mais a denegrir a imagem da Assembleia da República e do trabalho que esta deve fazer.
FM

P.S. Será que alguém tem o número do Sócrates que me possa dar? É que os meus vizinhos de baixo são venezuelanos e fazem um barulho do caraças à noite e eu queria que o Sócrates ligasse ao seu amigo Chávez para este pressionar os meus vizinhos a arranjar a cama ou então a vender o apartamento.

3 de março de 2010

Passos 1 - Rangel 0


Pedro Passos Coelho terá feito a sua melhor aparição pública desde a apresentação da sua candidatura. Rangel não conseguiu convencer nem distinguir-se da actual liderança.
Os debates vão continuar e esperam-se novas mordidelas.
ver debate aqui
FM

2 de março de 2010

Um país de bufos

O autor anónimo do blogue O Jumento foi investigado pela Interpol. Chama-se Victor Sancho e é um alto quadro das Finanças

A época da caça às bruxas parece não ter acabado. Numa altura em que a "liberdade de expressão" está na moda, parece ser crime defender algo diferente que não seja atacar este governo, mais especificamente Sócrates. Como podem ler aqui, este processo existiu mas depois de investigado foi arquivado. Qual o interesse escondido atrás deste título? Calar o Jumento? Calar todos os blogues que não alinhem no arrasa o Sócrates? Condicionar o que queremos escrever ameaçando com a Interpol?
Expliquem-me como se eu fosse burro, então não é precisamente este condicionamento de opinião, estas pressões ilícitas, esta bufaria que está a ser alvo de audiências na Assembleia da República?
Organizem-se senhores, não podemos defender uma coisa de noite e depois pela manhã agirmos contrariamente àquilo que dissémos à noite.
FM

PS. Se todos os quadros das finanças tivessem a inteligência e acutilância do autor do Jumento, este país estaria uns bons degraus acima.

Elementar meu caro Watson


O subdirector do semanário Sol, Vítor Rainho, foi suspenso como assistente no inquérito do processo Face Oculta pelo Tribunal de Aveiro, disse hoje o jornalista à Lusa, acrescentando que já recorreu da decisão. "Alegam que, a partir do momento em que saiu a primeira notícia [com transcrições de escutas do processo], terei sido eu a fonte", explicou Vítor Rainho à agência Lusa. "É o que supõem, erradamente", declarou, afirmando que o jornal já interpôs recurso da decisão. Vítor Rainho, tal como Manuela Moura Guedes, da TVI, foram admitidos no princípio de Janeiro como assistentes no processo Face Oculta.

Tem toda a razão em recorrer pois a sua desbocada colega pode muito bem ter cedido também ela as escutas ao Jornal Sol, assim devia também ser suspensa!!!! Ou por outro lado deviam manter lá os dois pois toda a gente (mundo laranja) já tinha conhecimento das escutas antes destes clientes se tornarem assistentes do processo. Não teria sido mais prudente antes de os admitirem como assistentes terem destruído as escutas como havia sido deliberado pelo Supremo? Ou o tal juíz de Aveiro também faz parte do esquema?
Muitas perguntas e poucas respostas?
FM