30 de janeiro de 2010

Para quando Presidente Macário?


Numa cidade em que lançam editais sobre os aparelhos de ar condicionado, onde se suspendem obras de iluminação porque descaracterizavam a Sé, onde se embargam as obras de uma esplanada porque rouba passeio aos peões, porque motivo não se obriga os partidos políticos a retirar estes verdadeiros monumentos que decoram a cidade desde as eleições?

Será que não há dinheiro para telefonar aos partidos? Para mandar cartas? Email? Alguém que vá lá pessoalmente?
Corrijam-me se estou errado, mas não há um prazo para retirar tudo? Não estava eles sujeitos a uma coima caso não cumprissem esse prazo?
Para ajudá-lo sr. presidente, aqui vão os locais onde encontrei alguns desses monumentos:
- Estrada do aeroporto junto ao desvio para a Qta do Eucalipto
- Rotunda aérea do Montenegro (3 painéis!!!)
- Entrada de Faro, junto ao Íbis
- Rotunda do Teatro
- Avenida Calouste Gulbekian (desvio para Afonso III, antes dos semáforos da estrada de S. Brás)
- EN 125, sentido Patacão-Faro ao entrar no desvio para praia/aeroporto
Mostre-nos trabalho sr. presidente, mostre-nos que é diferente.
FM

28 de janeiro de 2010

Jesus disse: “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”


O risco que se corre quando se atira pedras em todas as direcções é que algumas nos atinjam a nós.

Belmiro de Azevedo (BA), com toda a credibilidade que o seu sucesso lhe confere, dispara vários mísseis em várias personalidades do nosso país, umas com razão, outras nem tanto. O seu pecado está na ausência de um mea culpa e na não identificação dos seus defeitos.
Soa demasiado a cinismo quando BA diz sobre os trabalhadores, "para se ter uma sociedade coesa, os trabalhadores têm de ser bem tratados, não se podem explorar", todos nós conhecemos as condições que os trabalhadores do Modelo e Continente enfrentam.
É também curioso que BA afirme que é o único grupo que detém um jornal, que dá muito prejuízo, não por motivos políticos mas sim por dever cívico, todos os outros mantêm os seus jornais para influenciar, condicionar, o SEU NÃO.
Por muito que se concorde com BA quando diz que os políticos são uns jotinhas ou meros funcionários de partido, não será precisamente por isso que atingiu a dimensão económica que tem hoje? Influenciando, arranjando emprego para este e aquele, subornando quem sabe. Reparem que BA diz que a Sonae é incorruptível, não diz que a Sonae não corrompe.
Quanto ao primeiro ministro, desde que este vetou a OPA à Portugal Telecom, sabemos todos a cruzada que O Público tem empreendido.
Os amigos pessoais que o presidente Cavaco despediu com cartão vermelho directo, não seriam os primeiros a atender o telefone quando BA precisava de um favorzinho?

Confesso que o comentário sobre Marcelo Rebelo de Sousa foi para mim o mais original e engraçado, "[Marcelo Rebelo de Sousa] é pluri-pluri. Tem dez respostas, todas boas, para a mesma pergunta. Não sofre de pensamento único". Este teve piada.

FM

Cigano ou viver à margem da Lei





Faro foi palco de uma acção policial ao melhor estilo de Hollywood. A polícia apareceu, sem ser convidada, num casamento cigano que durava já há dois dias e irrompeu por ali a dentro com os seus 80 elementos, numa demonstração de força e autoridade.

"A nossa intenção foi especialmente mostrar aos indivíduos que não temos receio de intervir onde quer que seja e quando é preciso, e para dar algum sentimento de segurança aos moradores", explica Victor Rodrigues, comandante operacional da PSP de Faro.

Faro apresenta-se como um dos últimos bastiões das barracas do nosso país. Quando muitas outras câmaras foram capazes de acabar com as barracas, Faro parece ter aumentado o seu número. O acampamento em causa, para quem não conhece, até tem ligações directas de água ao depósito, e dizem os técnicos que lá têm que ir, que as casas de banho são as próprias paredes do depósito da água e às suas imediações, “só com máscara lá podemos ir”.
Correndo o risco das generalizações e de parecer xenófobo, o que é certo é que a grande maioria dos ciganos deste acampamento, do outro à entrada de Faro pela Estrada de S. Brás (junto ao modelo) e ainda os restantes da Horta da Areia não passam de um bando de marginais, que desde o pequeno delito aos crimes mais violentos, tudo fazem para ir sobrevivendo. A nossa educação hoje permite-nos ter o conhecimento de que estes “guetos” têm sempre uma explicação e que a sociedade deverá ser responsável pela sua integração. O que se passa com os ciganos é que eles rejeitam a integração, têm orgulho na sua singularidade e consequente miséria.
Que problema nos causa a nós? Somos nós quem lhes paga o rendimento mínimo, somos nós quem lhe paga os tratamentos de saúde, somos nós quem lhes paga a educação, somos nós quem lhes paga os abonos de família, em suma somos nós quem lhes paga TUDO. Não deveríamos nós ter para com estes cidadãos exigências mínimas de bom comportamento e de respeito? Não deveriam eles perder os seus rendimentos quando sabemos que têm rendimentos provenientes da venda dos mais variados produtos?
Rui Rio, no Porto, impôs regras rígidas para que todos os moradores em casas da Câmara cumprissem, ou em alternativa teriam a prisão e a rua. Aqui, Macário Correia deveria sim reintegrar todos estes cidadãos nas suas casas de habitação social, mas exigir deles cumprimento integral das leis, ao mínimo deslize perdem-se os benefícios. Os ciganos sérios e honestos assinarão por baixo estas condições.
Termino apenas dizendo que na minha vida profissional cruzo-me com ciganos que considero trabalhadores, honestos e merecedores do maior respeito mas estes já deixaram as barracas há muito tempo, continuam com as suas tradições, com a sua identidade mas souberam adaptar-se à sociedade onde vivem.

FM

27 de janeiro de 2010

ALLGARVE'10 no ALGARVE/PORTUGAL



O polémico festival patrocinado pela Região Turismo do Algarve, arranca dia 20 de Fevereiro com o espectáculo dos "Hoje" em Lagoa. A inauguração com uma banda portuguesa, que homenageia a Amália, pretende ser um tributo à cultura portuguesa.
As vozes contra o nome do festival continuam a fazer-se ouvir ensombrando o maior festival cultural do Algarve. Como tudo o que de bom se faz neste país é e será sempre criticado, a actual direcção do Allgarve, pela primeira vez gente de Faro, deverá ignorar estes comentários e manter-se firme na prossecução dos seus objectivos.
Faro quer, Faro precisa, o Algarve quer, o Algarve precisa de iniciativas que atraiam mais gente, gente diferente, precisa de iniciativas que divulguem, mais e melhor, o nosso nome lá fora, que nos diferencie neste mercado cada vez mais globalizado e concorrencial.
Faro e o Algarve não querem perder mais oportunidades, Faro e o Algarve não podem perder mais oportunidades de criação de riqueza.
Dia 20 de Fevereiro a direcção do Allgarve apresentará mais pormenores sobre o festival, mas espera-se que haja muitas e boas surpresas. Faro e o Algarve agradecem.

O Tex desta vez levou duas pen.


O Orçamento de Estado para 2010 já foi entregue na Assembleia da República. Desta vez o ministro das finanças, Teixeira dos Santos, levou duas pen.


O Orçamento, mais do que o documento que regista as previsões das receitas e despesas, é um guia orientador de toda uma política económica a seguir. Os sinais transmitidos neste orçamento serão vitais para a recuperação da nossa economia.
No relatório preliminar do Orçamento de Estado para 2010 é já evidente um esforço de contenção de despesa e de controlo do deficit:
- 12,5% do investimento público será congelado; Redução da despesa; Limite de contratações na Função Pública; Medicamentos limitados; Novas portagens em auto-estradas em regime SCUT; Reorganização de serviços públicos suspensa; Controlo de parcerias público-privadas.

O relatório preliminar demonstra ainda que algumas bandeiras do governo socialista não cairão e que se pretende uma maior participação do sector privado na economia portuguesa, uma maior internacionalização da economia portuguesa, uma tentativa de recuperação de capitais, sem esquecer que ainda estamos em crise e as empresas ainda precisam de algum apoio:
- Novo aeroporto arranca em 2010; Incentivos fiscais às PME em bolsa; Marca "Vinhos de Portugal"; Recuperar off-shores; 100 escolas requalificadas; Eventos internacionais; TAP: novas rotas e parcerias; Pagar dívidas fiscais a 120 prestações; Privatização da ANA; Fundo para PME; Privatização; Reembolso de IRS em 20 dias; Vidros duplos e isolamento de telhados para o IRS.

Mais do que a apresentação de um documento bem escrito e cheio de boas intenções, o que vai contar é a aplicação, na prática, de todas estas medidas. Pede-se um esforço a todo o país que cerre fileiras e que rememos todos na mesma direcção. Para já, a parte negativa é que os sinais de mudança no campo da justiça são quase nulos e inócuos. Mais do choques do lado da Oferta ou do lado da Procura o nosso país precisa de um choque na Justiça, pilar fundamental no desenvolvimento de uma nação.

Aguarda-se agora a publicação do Orçamento e a discussão que o mesmo vai provocar.
Cá estarei para registar o que achar relevante.

FM

25 de janeiro de 2010

O Xadrez de Cavaco



Manuela Ferreira Leite anunciou hoje, finalmente, que iria propôr ao seu grupo parlamentar a abstenção na votação do Orçamento para 2010.
Como todos esperávamos o inevitável aconteceu, pois proteger os interesses do Presidente Cavaco assim o obrigaria. Ninguém apostaria num chumbo do Orçamento a um ano de eleições presidenciais.
Agora aguardaremos com curiosidade qual o "Bispo" ou "Cavalo" que Cavaco colocará à frente do seu PSD. Vários "peões" foram trucidados, outros ainda "recolocados", mas o que terá custado mais terá sido o sacrifício da sua "Rainha".
A dificuldade será encontrar alguém que não saiba que estará lá apenas como figurante e que ter opinião será uma formalidade que passará sempre pela Casa Civil.
O próximo congresso do PSD será concerteza mais uma feira de vaidades, onde se passearão os fatos dos mais variados estilistas, as mais modernas gravatas, mas que, na minha opinião, não se debaterá a essência da social democracia, quais os valores que devem defender e que matriz democrática devem seguir. Penso que a grande vencedora do congresso será a tão famosa "asfixia democrática", desta vez imposta por um qualquer sheik de Belém.
FM

24 de janeiro de 2010

As pedras que não atingiram Pinto da Costa


Não percebo o nervosismo deste povo português, amante de bom futebol e sobretudo de futebol verdadeiro. O Benfica está como não estava há muitos anos, o Porto está mal como há muito não estava, e mesmo assim continuam a querer bater no velhote.
Castigado desportivamente por 2 anos, sobreviveu nos tribunais civis, enfrentou tentativas de agressão em Lisboa, tenta agora apanhar os cacos da divulgação das escutas no Youtube disparando em todas as direcções que possibilitassem fastar de si os holofotes.
Hoje, à chegada ao Estoril, foram arremassadas umas "pedrinhas" na sua direcção e provocaram estragos na sua viatura (o PC ia no autocarro).
Deixem lá o velhote viver os seus últimos anos em paz que ele já não dá fruta a ninguém.

Abstenção construtiva.


Paulo Portas mostra a Manuela como se faz política à séria em Portugal.
É neste momento o verdadeiro líder da oposição e continua a somar votos úteis no eleitorado português, seja pela agricultura, seja pelos imigrantes, etc.
Na luta pelo protagonismo político e pelo domínio da agenda política o PSD anda a reboque deste PP de Portas.
Só falta o Dr. Portas convencer Freitas do Amaral a avançar contra Alegre e Cavaco e tem o meu voto garantido.
FM

Parabéns Mourinho


Il specialle continua a triunfar na terra das pizzas.
Em dia de aniversário Mourinho teve uma rica prenda ao derrotar um adversário directo na luta pelo título, o Milan. Após jogo muito difícil e com muitos casos a vitória sorriu mais uma vez aos nerazurri.
Votos de mais uma época cheia de sucessos.
FM

23 de janeiro de 2010

FARO 2010 - 15,16,17 e 18 JULHO


A máquina já está em movimento.
Roger Hodgson (ex-Supertramp) é primeiro nome conhecido para Concentração Motard de 2010.

Esta é sem dúvida uma das instituições de Faro que mais orgulha os farenses e que, ano após ano, se renova e merece de nós o maior apoio e divulgação.
O nome de Faro faz parte de muitos roteiros internacionais e é publicado, nos mais variados cantos do mundo, por via da Concentração Anual de Motos que todos os anos o Moto Clube de Faro organiza.
O espírito que se vive e sente no "País das Motos" é deveras fantástico e jamais explicado para quem não ousar vivê-lo in loco.
A vida e a loucura saudável que invadem as ruas de Faro e de todo o Algarve são benvindas. Desejamos todos que continuem, por muitos anos, resistindo aos ventos e vozes que por vezes se levantam mas que jazem no vosso espírito de abnegação e de missão à vossa causa, à vossa paixão.
Surpreendam-nos mais uma vez.
FM
Ps. Este blogue será sempre um veículo para a divulgação do vosso trabalho.

21 de janeiro de 2010

Prof. Cavaco emigra para a Coreia do Sul


Os serviços de informação do "faroeomundo" podem adiantar em última hora que o Presidente Cavaco pretende abandonar o país caso sofra uma derrota nas próximas eleições presidenciais.
Fonte oficiosa da Casa Oficial garantiu-nos que o destino será a Coreia do Sul.
Caso alguma dúvida ainda subsistisse atentem nas declarações de Cavaco, aquando de uma visita ao hospital Francisco Xavier, que chamam para primeiro plano a importância dos incentivos à natalidade. Hoje os serviços de informação do "faroeomundo" registaram estas declarações onde o Governo Sul Coreano diz às pessoas para irem para casa fazer sexo, mais, vai obrigar os funcionários públicos a saírem mais cedo para terem tempo de procriar.
O Prof. Cavaco terá confidenciado a um seu assessor (L--a) que se ganhar as eleições reunirá com o Governo e exigirá deste a adopção de semelhante medida.

FM
Ps. Já se fabricaram notícias por muito menos que estas "coincidências" de declarações.

Benfica depenado! Parafuso do Mantorras penhorado!


Em Portugal brinca-se aos tribunais e à justiça. Ocupar recursos com estas anedotas deveria ser um crime severamente punido.
Enquanto não o fôr, outros julgamentos esperarão e desesperarão por decisões céleres.

Quando o mais difícil é não ganhar


FCP falha objectivo de perder com Os Belenenses, após 120 minutos de futebol, 30 penalties depois, Beto consegue o mais fácil, ganhar o jogo.
Também o Sporting quase que conseguia chegar ao prolongamento, mas o Mafra resolveu fazer o mais difícil e não ganhou.
Esperamos que o SLB consiga o impensável e perca. Desculpem lá, então não é que me esqueci que o Benfica já foi eliminado!!!
FM

20 de janeiro de 2010

Vão-se os anéis, ficam os dedos



Vereadores do PS de Faro propõem venda de terrenos devolutos para cumprir compromissos com IPSS
in Barlavento Online

Quando os milagres estão guardados algures nos cofres do Vaticano, as soluções passam necessariamente por vender algo.
Património sem uso, além de criar mais despesa e responsabilidades, é um custo de oportunidade.
Não podemos faltar aos compromissos sociais assumidos até porque se algo foi bem feito no executivo camarário anterior, foi a aposta nas pessoas (pelo menos a ideia foi assim "vendida").
Cabe a palavra agora ao senhor Presidente e à Assembleia Municipal, onde tudo pode ser aprovado com as devidas condicionantes, de modo a que a receita seja obrigatoriamente canalizada para esse fim (e não para estádios, farenses, rotundas, etc.).
FM

19 de janeiro de 2010

Como se chama o porco?


A Manuela vai ao Algarve visitar a quinta do amigo Aníbal e vê um porco com duas medalhas e uma perna de pau. Intrigado pergunta ao amigo:
-Oh Aníbal, que história é esta do porco com as medalhas?
O Aníbal responde:
- Olha, um dia fomos passear de barco e a minha filha mais nova caiu à água, antes que ela se afogasse o porco saltou do barco e salvou a nossa menina. Aí atribuímos-lhe a primeira medalha. A segunda medalha ele ganhou quando o estábulo pegou fogo e ele conseguiu salvar de lá a única vaca que tínhamos cá na quinta.
- E essa perna de pau, o que foi?
- Eh pá, um animal destes tão valente e corajoso não pode ser comido de uma vez só, tem que ser aos poucos, não é verdade?
FM

Só não vota porque não quer.


Por mim  podem colocar a mesa de voto entre o chapéu de sol e a espriguiçadeira.

FM

Reabilitação Absoluta


O Bloco de Esquerda (BE) tem a virtude e o reconhecimento público de meter o dedo na ferida. É um partido composto por gente especialista em fazer diagnósticos, mas que a maior parte das vezes falha nos tratamentos.


Acho interessante a questão da reabilitação urbana e a proposta do BE tem fundamento e ajudaria concerteza na fixação das pessoas nos centros urbanos, porém pensar que este investimento poderia substituir os grandes investimentos pensados para o futuro mais próximo é um erro crasso. O BE deverá desconhecer que das 500 mil casas desabitadas, muitas continuarão desabitadas, das casas em risco de ruir muitas ruirão, e que apenas uma pequena parte aproveitará este possível apoio do Estado.

O nosso país vive num emaranhado de leis que fomenta a inércia e o conformismo. Os direitos adquiridos das pessoas em relação ao Estado estão de tal forma enraizados que fazer qualquer coisa para os alterar seria criar uma guerra civil (convosco na liderança caros amigos do BE). O imbróglio jurídico e o desviar de despesa pública para uma medida desta natureza seriam incomportáveis para os nossos níveis de crescimento.



E já agora Bloco, porque não meter a iniciativa privada ao barulho? Em vez de desviar dinheiro das câmaras ou do orçamento de Estado, convidar os privados a investir nessa reabilitação com regras bem definidas e sobretudo exequíveis? Não me digam que ainda vivem assustados com o fantasma do privado e que formariam a maior companhia pública de reabilitação do país?



FM

www.faroeomundo.blogspot.com

18 de janeiro de 2010

Mamem mas não abusem


Sou a favor do casamento entre homosexuais, continuarei a favor se houver referendo e ainda serei também a favor se me perguntarem a opinião sobre a adopção.
Confesso que me faz ainda confusão a banalização das relações homosexuais e que a sua publicação me causam um certo desconforto.
Nestes últimos dias foi a campanha da Sida, as alianças para pessoas do mesmo sexo e até a tentativa de participarem nos casamentos de S. António.
Acredito que após este período de "euforia" guy, depois dos holofotes da imprensa se desligarem, caminharemos para um período de maior normalidade e poderemos todos conviver sem atropelar as liberdades dos outros.
FM

Carolina no seu melhor



É por estas e por outras que o homem se safa sempre.
O que mais impressiona é a credibilidade dada a esta senhora. Só mesmo num país em que a "fome" para castigar Pinto da Costa fustiga o país de lés a lés.
FM

Algarve de Segredos e Mistérios - Eu gosto



Nova campanha promocional do Algarve


«Algarve. O segredo mais famoso da Europa» é o novo claim para promover a região no país e no estrangeiro. A partir de hoje, há uma nova comunicação para dar a conhecer o destino aos futuros turistas.
O conceito e a imagem da campanha de marketing para 2010 estão a ser divulgados agora na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL (Parque das Nações), na presença da artista algarvia Viviane, que dá voz a um tema original criado especialmente para o novo vídeo promocional da região.
Toda a comunicação assenta no princípio de que os algarvios estão demasiado orgulhosos da sua região para a manterem em segredo. O Algarve será assim mostrado aos turistas pelos seus habitantes, a quem revelarão as suas praias de eleição, as paisagens, os petiscos e os seus espaços predilectos, tornando esta experiência de turismo mais profunda e real para os visitantes.
Nos últimos anos, o Algarve tem sido promovido nos mercados interno e externo sob o lema «Algarve. Encha-se de energia» que é agora substituído, num trabalho criativo da Ativism.
O investimento do Turismo do Algarve e da Associação Turismo do Algarve nesta campanha ascende a 300 mil euros.
in http://www.turismodoalgarve.pt/
14.01.2010

17 de janeiro de 2010

Tem lá paciência que para ti não há medalha


Sinceramente não percebo muito de xadrez, sabem sou mais dado às damas.
Esta entrevista ao Expresso terá uma intenção qualquer que não consigo antever.
Parece-me que o ex, actual e futuro assessor vem dar mais uns tiritos no pé ao ressuscitar um tema que já estava enterrado.
Vou aguardar com atenção os próximos desenvolvimentos e esperar para ver até que ponto o sr. Silva é capaz de chegar neste combate político que já se vive neste momento.

FM

15 de janeiro de 2010

Cavaco começa a reunir as tropas



Se não fosse verdade até dava vontade de rir.


De acordo com um nota publicada no site oficial da Presidência é revelado que “na próxima terça-feira, dia 19 de Janeiro, pelas 15:30 horas, em cerimónia a realizar no Palácio de Belém”, Cavaco Silva vai “condecorar” personalidades “que exerceram funções públicas de alto relevo”.

Entre os condecorados está “Pedro Miguel de Santana Lopes, antigo Primeiro-Ministro, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo”.

Depois de ter afastado a “má moeda” Santana Lopes, o sr. Presidente resolve “cambiá-lo” e transformar, o sempre prestável e aglutinador enfant terrible do PSD, em moeda boa.



Taco D'Ouro

Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele suscita nos homens. A palavra estética significa conhecimento sensorial ou sensibilidade, e foi adoptada para nomear o estudo das obras de arte como criação da sensibilidade, tendo por finalidade o belo.


Aos poucos, a estética passou a abranger toda a reflexão filosófica que tem por objecto as artes em geral ou uma arte específica. Engloba tanto o estudo dos objectos artísticos quanto os efeitos que estes provocam no observador, abrangendo os valores artísticos e a questão do gosto.

Contemporaneamente, sob uma perspectiva fenomenológica, não existe mais a idéia de um único valor estético (o belo) a partir do qual julgamos todas as obras de arte. Cada objecto artístico estabelece seu próprio tipo de beleza, ou seja, o tipo de valor pelo qual será julgado. Os objectos artísticos são belos porque são autênticos segundo seu modo de ser singular, sensível, carregando significados que só podem ser percebidos por meio da experiência estética.

Quanto à estética estamos conversados, quanto ao resto parece-me que o Taco d’Ouro está a fazer o seu papel, a tentar sobreviver nesta crise, inovando e tentando criar mais valia. Não acredito que tenha começado esta “empreitada” sem que tivesse requerido o prévio consentimento da Câmara Municipal.

Parece-me a mim que o Eng. Macário responde de acordo com as implicações mediáticas que as suas decisões provocam. Desafio os proprietários do referido estabelecimento comercial a defenderem-se mostrando-nos as referidas autorizações.

FM

www.faroeomundo.blogspot.com

14 de janeiro de 2010

O céu desceu à Terra

Estas são as notícias consensuais que ninguém gosta de dar.
Milhares de pessoas morreram e mais continuam num sofrimento atroz.
Num país paupérrimo e sem qualquer perspectiva de crescimento soam os gritos de auxílio e compaixão.
A quem esteja interessado e que possa ajudar, nem que seja da forma mais primária, aqui está o número da conta "Cáritas Ajuda Haiti": 0035 0697 0063 0007 5305 3.

FM

Hoje nasceu mais um amigo de Faro

Este blogue não tem ligações a partidos políticos, a movimentos sindicais, a organismos públicos ou demais instituições que possam a vir influenciar o que aqui fôr escrito.
Este blogue reflectirá apenas as opiniões do seu autor, os seus pensamentos, as suas dúvidas e preocupações.
Não conto ganhar qualquer notoriedade (daí o anonimato do perfil) e espero não vir a ser responsabilizado por conteúdos mais ofensivos a quem quer que seja.
Espero começar a ganhar o previlégio das vossas visitas e começar a receber também as vossas sugestões e comentários.
Como qualquer coisa que nasce procurarei melhorar com o tempo os mais variados aspectos deste blogue.
Saudações farenses
FM