6 de maio de 2010

1030 camas para Faro


Foram aprovados em reunião da Câmara Municipal a alteração nos termos de referência, de acordo com as entidades intervenientes no PROT-Algarve, os programas de procedimentos e os cadernos de encargos para a criação dos dois Núcleos de Desenvolvimento Turístico (NDT) no concelho.
Na elaboração dos de termos de referência, foram devidamente ponderados documentos base como o PROT Algarve, o PDM de Faro, as Bases Gerais para a Implementação de NDT, bem como o ordenamento jurídico em vigor que regula este instrumento, pelo que dos trabalhos resultou a proposta de criação de dois NDT, com implantação até 515 camas cada.
Propõe-se, deste modo, a criação do NDT Litoral, que compreende o perímetro territorial da freguesia do Montenegro, e do NDT Barrocal/ Campina, que abarca as freguesias de Estói, Sta. Bárbara de Nexe e Conceição.
Os concorrentes nas suas propostas deverão promover o reforço das valências do local, a compatibilização com os valores ambientais e patrimoniais, bem como as relações com o turismo cultural da cidade e do núcleo de Estói. Deverão também, em função da freguesia respectiva, promover diferentes produtos turísticos: na freguesia da Conceição, a relação com a Campina de Faro; em Estói, a componente cultural de Milreu e o centro histórico da aldeia; em Sta. Bárbara de Nexe, a relação com a paisagem e o quadro panorâmico existente; e na freguesia de Montenegro, a Ria Formosa, o turismo de natureza e o turismo de investigação.
A consecução dos núcleos turísticos propostos constituirá um indispensável instrumento de afirmação turística do concelho, e emerge como um vector estratégico de relançamento económico, promoção de emprego, criação de riqueza e reconversão da base económica local a um vasto horizonte de oportunidades que se avizinham.O concelho tem que se afirmar e por cobro à escassez de unidades hoteleiras aqui sediadas.
Nesta direcção, como é sabido, a Câmara visa harmonizar as assimetrias de oportunidades entre a área urbana e o espaço rural, favorecendo a implantação de unidades hoteleiras e conexas que primem pela qualidade, qualifiquem a oferta turística e originem um efeito multiplicador que se reproduza por todo o concelho.
É um passo no presente, a pensar no ordenamento territorial e nos sustentáculos estratégicos de desenvolvimento futuro que o progresso do concelho deve e vai acompanhar.
Aguardam-se, agora, as propostas de grupos empresariais que desejem concorrer apresentando projectos de investimento para as referidas zonas e que poderão consultar as peças processuais em www.cm-faro.pt ou, presencialmente, solicitar esclarecimentos aos serviços da autarquia. O período de formalização das mesmas decorrerá por 90 dias, a partir da publicação desta decisão, o que sucederá nos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário