17 de fevereiro de 2010

O mar também queria ir ao Carnaval


O mar destruiu parte do cordão dunar na ilha de Faro deixando um rasto de destruição, obrigando ao corte do trânsito uma vez que a Câmara de Faro e a Polícia Marítima viram-se obrigados a remover pedras, pedregulhos e areia com retroescavadoras.
Macário Correia, estimou que "se não houver mais marés vivas, a situação pode voltar à normalidade", no entanto, refere, "estamos a sofrer as consequências de urbanização anárquica do cordão dunar desde há 50 anos".
Na Fuzeta, algumas casas foram totalmente ou parcialmente destruídas fruto da forte ondulação e da preia mar.
Estes dois exemplos devem fazer reflectir os actuais gestores dos recursos da Ria Formosa para que estes apressem as tão propaladas demolições, assim como a aplicação de um plano a médio prazo que sustentem estas ilhas, Se na Fuzeta estão, fundamentalmente, a ser destruídas segundas habitações ilegalmente construídas ao longo de anos, em Faro existem famílias que dependem da Ria para viver e que não têm para onde ir. Urge demolir, urge realojar.
Quanto aos alegados "donos do burgo" com autênticas mansões de betão nas dunas deverão também abdicar dos seus luxos em prol de um futuro para a Ilha de Faro. Não vamos obrigar quem trabalha a deixar a Ilha para estes senhores que apenas por lá passeam os seus BMW e Mercedes, possam lá continuar.
A Câmara de Faro deve ainda, porque tem meios para o fazer, fiscalizar quem lucra todos os verões arrendando casas, barracas e até rolotes sem pagar um único tostão de impostos. Estes devem ser os primeiros a pagar a restruturação da Ilha de Faro.
FM

3 comentários:

  1. O FM tocou na ferida. A sorte dele eh ser pessoa anonima. Se fosse o Fernando Machado, o Francisco Medeiros, ou a Fatima Murta, estava tramado. Os baronetes da ilha queimavam-lhe a cabana.
    Coragem FM.

    ResponderEliminar
  2. Verdades/meias verdades.Quando se generaliza cometem-se injustiças.Requalificar,"SIM", porque será ajustar todas as vertentes à realidade da praia e, obviamente, também passa por demolir.
    Naturalizar seria aceitável se fosse toda a praia, mas não é. Naturalizar será demolir todas as habitações dos pescadores que anseiam há gerações por uma permanência legal e definitiva. O significa realojar??.Aguardemos pelas soluções. A Culatra é uma referência.Estou totalmente de acordo com as declarações do senhor presidente da CMF, transcritas no CM:" tratar de forma diferente o que é igual, não está certo". A praia de Faro terá de ficar mais dignificada, mas não a qualquer preço como no passado. É tempo de democracia e não de autocracia de triste memória e o liberalismo deu no que está à vista.Tenho esperança.

    ResponderEliminar
  3. Devia mas era vir uma onda e partir aquela merda toda

    ResponderEliminar