1 de abril de 2010

Anedota do Dia: Impala condenada a pagar 20 mil euros a Moura Guedes


A Impala, o seu proprietário e o director da Nova Gente foram condenados a pagar 20 mil euros de indemnização a Manuela Moura Guedes por terem publicado textos e fotografias sobre a jornalista sem autorização. A sentença condena ainda a Impala e Jacques Rodrigues a publicarem a decisão nas revistas do grupo.
A queixa de Manuela Moura Guedes remete para uma série de textos e fotografias publicados na Nova Gente e na TV 7Dias [publicações do grupo Impala] em 2007 e 2008 "que afectaram o seu bom nome, a sua imagem enquanto pessoa e jornalista e bem assim a sua credibilidade profissional".
A jornalista alegou ainda que nas fotografias "aparecem bem identificados os filhos [menores] e a casa para onde foi morar, o que permite a identificação da sua residência e dos seus filhos, causando-lhe receio pelas consequências que essa identificação possa acarretar".
Na altura em que os textos e as imagens foram publicados, Manuela Moura Guedes interpôs uma providência cautelar [deferida] que impedia a publicação de notícias e fotografias relacionadas com a sua vida privada.
O tribunal considerou agora que foram causados danos morais e patrimoniais à jornalista e condenou os autores a pagar uma indemnização, mas a decisão judicial é passível de recurso.

Se a Manuela recebe 20.000€, então quanto terá que pagar ao Sócrates? Nem a indeminização do MOniz deve chegar. E já agora, então a senhora interpôs uma providência cautelar para impedir a publicação de notícias? Pensava que estes seriam actos de quem pretende condicionar e asfixiar a liberdade de informação!
FM

1 comentário:

  1. Bom nome e imagem? Só pode ser mentira de 1 de Abril.
    Ou não é!?

    ResponderEliminar