10 de abril de 2010

Hospital Distrital de Faro - Muito Obrigado

O Seviço Nacional de Saúde desperta nos portugueses sentimentos entre o medo, aversão ou até mesmo desejo de fuga. Muitas vezes, quando podemos, escolhemos os privados como opção número 1, pois o layout moderno e irrepreensível destes seduz-nos relegando para último plano a opção Estado.
Felizmente há ainda alguns teimosos que, por carolice ou simples abnegação, teimam em fazer bem e lutam por um SNS de grande qualidade.
O Hospital Distrital de Faro, velhinho e em constantes obras, caminha a passos largos para níveis de qualidade muito interessantes. De facto, o capital humano ultrapassa sem qualquer dúvida as dificuldades que as instalações teimam em colocar. Já aqui elogiei o Hospital Privado das Gambelas, mas gostaria aqui de deixar aqui um depoimento demasiado pessoal:

- a minha esposa, grávida até hoje, foi tentada por várias formas a ter a nossa filha no novo Hospital. Resistiu estoicamente quase sendo "cruxificada" por não usufruir de tal luxo. Hoje, e após o nascimento da minha filhota, quero aqui transmitir que não tomou ela decisão mais acertada. As salas de espera, as salas de parto, as salas de recobro, todas elas com uma redecoração ultramoderna e apropriada para a ocasião (projecto conjunto entre Universidade do Algarve e Hospital de Faro), música nos quartos, salas totalmente equipadas, mas sobretudo um aspecto que ultrapassa qualquer outro, o sentimento de segurança e de confiança que as diversas equipas médicas e assistentes do Hospital nos transmitem.
Quanto ao parto da minha menina só posso agradecer à equipa que nos assistiu pois foi de uma simpatia inultrapassável, de uma eficiência notável, de um rigor formidável. A todos o meu Muito Obrigado.
FM

1 comentário:

  1. Parabéns FM.
    Às vezes temos a tentação de falar mal de tudo e no que respeita ao SNS é hábito dos portugueses o deitar abaixo, mesmo que não se tenha tido qualquer experiência desagradável. Falamos de barriga cheia. Vão até aos EUA pais que normalmente se dá como exemplo das melhores práticas, e verão quanto pagam por uma vulgar consulta nas urgências de um hospital. Só quem tem um seguro de saúde, para o qual se paga, muitas centenas de dólares por mês é que se safa. Estive de férias nesse país e por uma consulta de urgência pediram-me 900 dólares.E a simpatia e competência dos profissionais equipara-se aos nossos. Têm melhores condições, mais qualidade de instalações, mas quando tiverfmos o nosso novo hospital acho que não ficaremos a dever nada ao estrangeiro.

    ResponderEliminar