5 de março de 2010

Esclarecimento a quem por lá passa e não acreditava nas 4 faixas



Após ter aprovado recentemente o estudo prévio da Variante à EN 125-4 (entre a Circular de Loulé e Valados), a Câmara Municipal de Loulé vai agora desencadear o processo de Avaliação de Impacte Ambiental com base no Estudo de Impacte Ambiental.
Numa altura em que já estão em curso as obras referente à primeira fase da obra e que respeitam à requalificação desta via, nomeadamente nas zonas urbanas da Goncinha e Alfarrobeira, é assim dado mais um passo em frente para a concretização de um dos projectos estruturantes para a cidade, nomeadamente em termos da ligação rodoviária ao Parque das Cidades (Estádio Algarve e futuro Hospital Central do Algarve), ao Aeroporto e à cidade de Faro.
Tendo em conta que a EN 125-4 é atravessada por estes dois núcleos urbanos e em que a largura disponível entre fachadas e/ou logradouros não permite a implantação do perfil desejável, para resolver o problema tornou-se necessária a construção de duas variantes: uma a nascente da Goncinha (uma vez que a ocupação edificada torna extremamente difícil a sua implantação a poente), e a outra, a poente da Alfarrobeira (uma vez que a orografia não permite a sua implantação do lado nascente).
O traçado inicia-se no troço sul da Circular de Loulé, cerca de 500m a nascente da EN 125-4. Nesse local está prevista uma nova rotunda, através da qual se fará a articulação entre a Circular de Loulé e a Variante à EN 125-4.
Nos primeiros 1,3km desenvolve-se a nascente da Goncinha. Aí, já na EN 125-4, será criada uma segunda rotunda para assegurar o acesso à Goncinha. Durante cerca de 600m a via sobrepõe-se à EN 125-4, consistindo no alargamento desta estrada, até à extremidade norte da Alfarrobeira, onde será instalada a terceira rotunda.
Em seguida, o traçado contorna a Alfarrobeira por poente, atravessando uma área com ocupação edificada dispersa. Aos 3,3km insere-se de novo na EN125-4 junto ao actual entroncamento com a estrada para Stª Bárbara de Nexe, onde será instalada a quarta rotunda.
Durante cerca de 400 m sobrepõe-se de novo à EN125-4, correspondendo ao alargamento desta estrada e aí será instalada uma quinta rotunda para articulação com a antiga EN 125-4, com o acesso ao Matadouro Regional, com o acesso à estrada de Stª Bárbara e com o trecho já remodelado da EN 125-4 em direcção à Via do Infante e a Faro.
Finalmente, os últimos 300 m do traçado correspondem ao ajustamento que é necessário efectuar entre a quinta rotunda e o ponto onde a EN 125-4 já tem um perfil com quatro faixas. A extensão total do traçado ascende a 3,5 km.
O custo estimado da obra ascende a 4.500.000,00€.
FM - Comunicado da Câmara Municipal de Loulé

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